Salve Família, blz?
Com frequência pego alguns skates para manutenção e vejo as situações
deploráveis em que se encontram os carrinhos: Bases dos trucks quebradas por
causa de folga nos parafusos, ou parafusos inadequados (sim, existe parafusos
adequados para determinadas situações, como por exemplo se o shape for
drop-thru e você resolver colocar o skate rebaixado), porcas das rodas
folgados, o que aumenta o gasto das rodas e atrapalha no rolê, Porcas do
parafuso central tão apertado que “estrangulam” as borrachas, rolamentos
lubrificados com graxa, o que pode vir a danificar a coroa, se for de nylon,
grudar sujeira e travar o rolamento e atrapalhar nas próximas limpezas, além de
segurar o rolamento, fazendo-o perder velocidade.
Hoje vou me apegar a esse último tópico citado acima, rolamentos
lubrificados com graxa. Bom! Se você quer lubrificar seus rolamentos e mantê-los
longe da humidade, POR FAVOR...RESSALTO... POR FAVOR, não coloque graxa neles.
“Mas pow! o mecânico da oficina lá perto de casa falou que é a melhor coisa, é só
colocar graxa ou óleo que o rolamento vai durar muito e vai ficar filé.” Essa
foi a fala que ouvi de um muleque que andava de long na praia de Camburí, em
Vitoria, ES. Na ocasião ele me encontrou na orla pela segunda vez para me pedir
pra vender pra ele um rolamento, porque o dele havia estourado. Na primeira vez
eu doei um rolamento pra ele, na segunda vendi por 10 reais (no caso foram os
dois e a mão de obra de troca-los). Na troca vi que as rodinhas estavam
encharcadas de um óleo preto, que manchava toda a roda e a parte interna dela.
Ao questiona-lo, junto do pai, o que era
aquele óleo eles me responderam que era graxa, e que foi recomendado
pelo mecânico da oficina próximo a casa deles, e soltaram a frase citada acima.
Conclusão: Eram rolamentos novos, segundo eles, e com coroa de nylon, logo o
material do óleo (graxa que se liquidificou com o uso) corroeu a coroa e fez os
dois rolamentos se desmontarem, em outras palavras “estourarem”.
Outro problema que a graxa traz é o acumulo de sujeira, pois ela é
mais pastosa, então a poeira do asfalto agarra com mais facilidade nela e meio
que “endurece” quando a graxa volta ao seu estado pastoso, depois do rolê
(imagem 1).

Rolamentos sujos, com uma crosta de graxa e poeira por cima das capas de borracha (dificiil de sair)
A graxa, por ser pastosa, também não deixa os rolamentos rodarem
solto, prendendo-os e fazendo o skate perder velocidade. Na hora da limpeza a
graxa dificulta a retirada de sujeiras na parte interna dos rolamentos, exigindo
um trabalho maior para a limpeza, não saindo dos rolamentos, o que faz a
necessidade de desmontar todo o rolamento (imagem 2),

Rolamentos desmontados para limpeza
deixar algumas partes de
molho em solução desengordurante (imagem 3),

Coroas de molho depois da primeira lavada
passando por uns três processos de
lavagem, e também a limpeza das partes metálicas com um papel higiênico (imagem
4),

Limpeza interna do anel maior
remontagem e lubrificação adequada dos mesmos (imagem 5).


Rolamentos limpos, montados e lubrificados depois de todo trabalho
Quando tenho que
fazer isso para um cliente aumento o prazo de entrega em 3 a 4 dias, devido à
dificuldade para fazer a limpeza adequada, logo também aumento os custos pela
mão de obra, o que em alguns casos chega a compensar mais comprar um jogo de
rolamentos novos.
Então, se for limpar e lubrificar seus rolamentos faça-o ciente do que
está fazendo, não faça de qualquer jeito para não ter prejuízo futuro. Caso não
saiba como proceder com a manutenção contrate o serviço de alguém especializado
que fará de forma correta por você.
Espero que a matéria tenha sido útil a vocês. A todos um bom rolê.
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