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sábado, 28 de julho de 2018

Conhecendo o skate

O skate é composto por várias peças, que unidas formam o skate, ou como alguns chamam, o set-up (conjuntos de peças do skate).

Os nomes das peças são os mesmos, tanto para longboard quanto para street, mudando apenas algumas características físicas. Dentre elas temos:


1 – Parafusos de base
Esses são responsáveis por fixar os Trucks (5 ao 8) no Shape, cada truck necessita de 4 parafusos para fixar, totalizando 8 parafusos para os dois trucks.

2 - Lixa
A lixa fica colada na superfície do shape, parte de cima, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado e o shape do skate, possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado deslize involuntariamente sobre o shape.

3 - Shape
O shape é a prancha do skate, que serve como base para as manobras. Composto por madeira leve e resistente (Mapple por exemplo) disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita concave (curvatura lateral do shape), ou com pouca ou muita largura, com ou sem tail e etc., podendo assim escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo!
O shape é composto por Nose Tail, também chamado de rabetas, podendo também ser auxente em alguns longboards.
Nose é a parte da frente do shape. Depois do truck dianteiro. O oposto de tail. Normalmente maior que o tail.
Tail é a parte de trás do shape. Normalmente menor que o nose.
Quando o tail e nose são de mesmo tamanho chama-se de double nose

4 - Riser Pad / Pad
Os Pads é uma peça opcional em alguns casos, sendo quase obrigatórios em outros. Sua utilidade é evitar aderência da base do truck no shape e, de acordo com a altura do pad, evitar que as rodas encostem no shape, causando a frenagem do skate (wheel bite) que pode ocasionar uma queda.

5 – Base do Truck ou Base Plate
É a parte do truck que é fixada no shape.

6 – Amortecedores ou Bushings
Os amortecedores são responsáveis por permitir o skate virar, e existem em diversas durezas e formatos, que podem ser mudadas de acordo com o gosto do skatista. Dependendo da dureza e do formato de amortecedores escolhidos os trucks podem ficar mais macios, permitindo o skate virar mais, ou mais rígidos permitindo o skate virar menos. Alguns skatistas com mais conhecimento fazem misturas de durezas e formatos diferentes dos amortecedores para alcançar a performance desejada no skate.

São dois amortecedores em cada truck, sendo um abaixo da trave e outro acima.

A galera do street não leva tão a sério as durezas e formatos dos amortecedores, sendo essa “preocupação” tomada mais pela galera do longboard.

7 - Trave
A trave é a parte de baixo dos trucks, que, através dos amortecedores e do parafuso central fica presa à base do trucks e onde se encaixam as rodinhas.

Para evitar o contato direto entre a trave e a Base existe um outro tipo de amortecedor, que não aparece nas imagens por ser bem pequeno e escondido em um pequeno buraco na base do truck, cujo o nome pode variar de lugar pra lugar, entre eles temos: Chupeta, Copinho ou Pivot Cup.

8 - Eixo
O eixo é responsável por segurar as rodinhas e seus apetrechos, é sempre 1 eixo por truck atravessando a trave para sair nos dois lados dividido igualmente, mas isso em um truck fundido.
Em trucks de precisão (para longboards) os eixos são moveis, ou sejam, são roqueaveis e pode ser trocados, o que possibilita a mudança do tamanho da trave, podendo deixa-la menor ou maior, de acordo com o gosto do skatista.

9 - Rolamentos
Os rolamentos são responsáveis, junto com as rodas pelo movimento do skate no solo. Normalmente são confeccionados de ligas de aço em seu exterior  seu centro pode variar de materiais, sendo a coroa de nylon ou metal e as esferas de metal ou cerâmica. Tais materiais influenciam na performance do skate.

10 - Rodas
São feitas geralmente de Poliuretano ou de Uretano. Possuem duas cavidades, uma de cada lado, onde são dispostos os rolamentos. Variam muito quanto ao tamanho, podendo mudar de acordo com a modalidade praticada.

Eram utilizadas rodas mais macias e maiores nas décadas de 70 e 80. Na década de 90, com o “boom” do street skate, elas diminuíram de tamanho, chegando a medir somente 45mm. E também se tornaram mais duras. Atualmente estão num estágio intermediário, com tamanhos que variam entre 50 e 60mm, e dureza entre 97 a 103A.

No longboard os tamanhos das rodas variam de 60mm até 100mm e a dureza pode variar de acordo com a modalidade praticada, sendo as mais macias (entre 73 e 85A voltadas para velocidade e 85 a 97A ou mais voltadas para os slides).

11 - Espaçador
Os espaçadores ficam dentro das rodas, entre um rolamento e outro. Os eixos passam por dentro deles.
É um item pouco utilizado entre os skatistas, principalmente pelos skatistas do street, pois não altera muito o desempenho do skate, mas que serve para aliviar a pressão que sofrem os rolamentos.

12 - Porca de Truck
É responsável por segurar a roda e seus rolamentos no eixo, evitando que eles saiam já que são essenciais para o skate andar. É aconselhado nunca deixar este item apertado ou frouxo, pois pode causar um mau desempenho do rolamento e das rodas.

13 - Parafuso Central ou king Pin
O parafuso central une a base do truck à trave, passando por dentro dos amortecedores e é preso no final por uma porca, que pode ser apertada um pouco para deixar o truck um pouco mais rígido ou mais macio, mas pouca coisa.

14-Truck
À união dos itens 5, 6, 7, 8,12 e 13 damos o nome de Truck, sendo ele uma peça única (compramos ele já montado) que em uma manutenção pode-se separa-lo.

Os trucks podem ser normais ou invertidos, podem a angulação, medida pelo ângulo do parafuso central em relação à base, e o tamanho das traves, todo de acordo com a modalidade praticada e o gosto do skatista.

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