O skate é composto por várias peças, que
unidas formam o skate, ou como alguns chamam, o set-up (conjuntos de peças do
skate).
Os nomes das peças são os mesmos, tanto
para longboard quanto para street, mudando apenas algumas características
físicas. Dentre elas temos:
1 – Parafusos de base
Esses são responsáveis por fixar os Trucks (5 ao 8)
no Shape, cada truck necessita de 4 parafusos para fixar, totalizando 8
parafusos para os dois trucks.
2 - Lixa
A lixa fica colada na superfície do shape, parte de
cima, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado e o shape do skate,
possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado deslize
involuntariamente sobre o shape.
3 - Shape
O shape é a prancha do skate, que serve como base
para as manobras. Composto por madeira leve e resistente (Mapple por exemplo)
disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita concave
(curvatura lateral do shape), ou com pouca ou muita largura, com ou sem tail e
etc., podendo assim escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de
manobras e estilo!
O shape é composto por Nose e Tail, também chamado de rabetas, podendo também
ser auxente em alguns longboards.
Nose é a parte da
frente do shape. Depois do truck dianteiro. O oposto de tail. Normalmente maior que o tail.
Tail é a parte de trás
do shape. Normalmente menor que o nose.
Quando o tail e nose são
de mesmo tamanho chama-se de double nose
4 - Riser Pad / Pad
Os Pads é uma peça opcional em alguns casos, sendo
quase obrigatórios em outros. Sua utilidade é evitar aderência da base do truck
no shape e, de acordo com a altura do pad, evitar que as rodas encostem no
shape, causando a frenagem do skate (wheel bite) que pode ocasionar uma queda.
5 – Base do Truck ou Base Plate
É a parte do truck que é fixada no shape.
6 – Amortecedores ou Bushings
Os amortecedores são responsáveis por permitir o
skate virar, e existem em diversas durezas e formatos, que podem ser mudadas de
acordo com o gosto do skatista. Dependendo da dureza e do formato de
amortecedores escolhidos os trucks podem ficar mais macios, permitindo o skate
virar mais, ou mais rígidos permitindo o skate virar menos. Alguns skatistas
com mais conhecimento fazem misturas de durezas e formatos diferentes dos
amortecedores para alcançar a performance desejada no skate.
São dois amortecedores em cada truck, sendo um
abaixo da trave e outro acima.
A galera do street não leva tão a sério as durezas
e formatos dos amortecedores, sendo essa “preocupação” tomada mais pela galera
do longboard.
7 - Trave
A trave é a parte de baixo dos trucks, que, através
dos amortecedores e do parafuso central fica presa à base do trucks e onde se
encaixam as rodinhas.
Para evitar o contato direto entre a trave e a Base existe um outro tipo de
amortecedor, que não aparece nas imagens por ser bem pequeno e escondido em um
pequeno buraco na base do truck, cujo o nome pode variar de lugar pra lugar,
entre eles temos: Chupeta, Copinho ou Pivot Cup.
8 - Eixo
O eixo é responsável por segurar as rodinhas e
seus apetrechos, é sempre 1 eixo por truck atravessando a trave para sair
nos dois lados dividido igualmente, mas isso em um truck fundido.
Em trucks de precisão (para longboards) os eixos
são moveis, ou sejam, são roqueaveis e pode ser trocados, o que possibilita a
mudança do tamanho da trave, podendo deixa-la menor ou maior, de acordo com o gosto
do skatista.
9 - Rolamentos
Os rolamentos são responsáveis, junto com as rodas
pelo movimento do skate no solo. Normalmente são confeccionados de ligas de aço
em seu exterior seu centro pode variar
de materiais, sendo a coroa de nylon ou metal e as esferas de metal ou
cerâmica. Tais materiais influenciam na performance do skate.
10 - Rodas
São feitas geralmente de Poliuretano ou de Uretano.
Possuem duas cavidades, uma de cada lado, onde são dispostos os rolamentos. Variam muito quanto ao
tamanho, podendo mudar de acordo com a modalidade praticada.
Eram utilizadas rodas mais macias e maiores nas
décadas de 70 e 80. Na década de 90, com o “boom” do street skate, elas
diminuíram de tamanho, chegando a medir somente 45mm. E também se tornaram mais
duras. Atualmente estão num estágio intermediário, com tamanhos que variam
entre 50 e 60mm, e dureza entre 97 a 103A.
No longboard os tamanhos das rodas variam de 60mm
até 100mm e a dureza pode variar de acordo com a modalidade praticada, sendo as
mais macias (entre 73 e 85A voltadas para velocidade e 85 a 97A ou mais
voltadas para os slides).
11 - Espaçador
Os espaçadores ficam dentro das rodas, entre um
rolamento e outro. Os eixos passam por dentro deles.
É um item pouco utilizado entre os skatistas, principalmente
pelos skatistas do street, pois não altera muito o desempenho do skate, mas que
serve para aliviar a pressão que sofrem os rolamentos.
12 - Porca de Truck
É responsável por segurar a roda e seus rolamentos no eixo, evitando que
eles saiam já que são essenciais para o skate andar. É aconselhado nunca deixar
este item apertado ou frouxo, pois pode causar um mau desempenho do rolamento e das rodas.
13 - Parafuso Central ou king Pin
O parafuso central une a base do truck à trave,
passando por dentro dos amortecedores e é preso no final por uma porca, que
pode ser apertada um pouco para deixar o truck um pouco mais rígido ou mais
macio, mas pouca coisa.
14-Truck
À união dos itens 5, 6, 7, 8,12 e 13 damos o nome
de Truck, sendo ele uma peça única (compramos ele já montado) que em uma
manutenção pode-se separa-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário