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sábado, 28 de julho de 2018

Limpeza de rolamentos

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Esse é um assunto que da pano pra manga, mas vamos falar um pouco sobre e abordar o tema.
O rolamento é uma peça essencial no skate, são eles que fazem as rodinhas rodarem ao darmos as remadas, fazendo com que o skate se movimente. Existem vários tipos de rolamentos, marcas e materiais diversos, assim como também a variedade de preços entre eles, mas isso fica para outra matéria.
Durante nossos passeios, ou “rolês”, devido a força centrífuga gerada pelo movimento das rodinhas, os rolamentos costumam jogar para fora de seu interior o material lubrificante que nele contem. Com isso a poeira do asfalto, ou sujeiras do calçadão ou ainda de onde você estiver andando, acaba grudando nas rodinhas e no próprio rolamento, que, se não forem limpos periodicamente, acabam tendo sua vida útil diminuída drasticamente, tendo que ser trocado por estar travado, danificado ou estourado.
Logo que comecei a andar de skate eu não sabia muito sobre limpeza de rolamentos, tirando somente a poeira que ficava na parte externa deles, e achava o máximo vê-los rodando soltos e duradouramente, mas mal sabia eu que isso diminuía a vida útil do rolamento, pois faz com que as esferas e as coroas (parte interna do rolamento que segura as esferas), tenham um maior atrito entre si ou enferrujem muito mais fácil por estarem sem lubrificantes. Sempre eu tinha um rolamento estourado e tinha que substituí-lo por conta disso.
Quando comecei a andar de longboard, alguns anos depois de ter parado de andar de street, comecei a pesquisar mais sobre o tema, marcas, peças e etc, aliás estava começando do zero de novo, sem nenhum conceito. Nesse meio tempo descobri que existiam marcas de rolamentos próprias para skates, que facilitam muito sua limpeza e lubrificação. Arrumei um rolamento desses e logo comecei minha pesquisa para saber como limpa-los e lubrifica-los, no intuito de aumentar sua vida útil e diminuir meus gastos.
Vamos lá! Vou falar um pouco sobre alguns métodos que encontrei em minhas pesquisas, assim como alguns materiais usados. Falarei sobre o método que uso, podendo ele não ser o melhor método, dependendo do ponto de vista, mas cabe a você levar essa pesquisa a frente e descobrir o melhor método para você.
Se seu rolamento for blindado não tem muito o que fazer, apenas retire-o das rodinhas e com um pedaço de papel higiênico limpe-o, tirando toda sujeira externa do rolamento. Coloque-os nas rodinhas novamente e bom rolê.
Se seus rolamentos forem semi blindados (parecem blindados, mas a capa de metal que o reveste solta com a retirada de um “anel” que a prende) ou próprios para skate (com uma capinha de borracha cobrindo-os), antes de retira-los das rodinhas já limpe a parte externa do rolamento com um pedaço de papel higiênico, para tirar o excesso de sujeira e óleo ali acumulado. Retire-os das rodinhas e tire as proteções do rolamento.
Nesse momento é importante notar se a coroa dos rolamentos é de nylon (um tipo de plástico) ou de metal... mas em que isso importa? Em muito! De acordo com o material da coroa de seus rolamentos vamos escolher o material para a limpeza dos mesmos. Se a coroa for de metal você pode usar querosene para limpa-los, já se a coroa for de nylon o querosene pode danifica-la, sendo então necessário outro material para limpa-los.
Dentre os materiais que encontrei para limpar rolamentos com coroas de nylon posso citar álcool isopropílico (aqueles usados em hospitais, com concentração entre 97% e 100%), mas este é bem mais caro e difícil de achar. Fui a busca do álcool 92%, que era facilmente encontrado nos supermercados a uns anos atrás, antes do álcool em gel, agora não mais, pois perdeu espaço para o álcool em gel, que cheguei encontrar ate o 70%, mas que por ser em gel não nos serve. Acabei, no começo, usando o álcool 42% (isso significa que 58% dele é água e apensas 42% álcool puro), que pode ser encontrado com facilidade nos supermercados. O álcool é jogado dentro de uma garrafinha, adaptada para a imersão dos rolamentos (posso fazer um tutorial mais à frente para ensinar a fazer uma) e ali eles são sacudidos, fazendo com que o álcool passe por dentro dos rolamentos, retirando assim a sujeira. Após um tempo parado essa sujeira decanta (desce para o fundo) e os rolamentos são retirados limpos da garrafa, de onde seguem para um pano seco ou papel para terminarem de serem secos e logo após lubrificados.
Mas porque o álcool, e porque o de maior concentração? O alcool é um material que evapora muito rápido, não deixando o rolamento molhado por muito tempo, o que te possibilita poder lubrifica-los logo e evitar a oxidação, que acredite se quiserem acontece em poucos minutos (descobri de forma triste, ao perder alguns rolamentos que travaram sem chances de reparo, e que antes de serem limpos estavam bons).
Em outro site li que o álcool não é tão bom, pois apesar de evaporar rápido não retira o óleo velho dos rolamentos. O problema então seria sanado usando alguma solução aquosa que retirasse o óleo velho, para isso foi sugerido o VEJA, o que tem a embalagem de cor laranja, que tem ação desengordurante. Misture um pouco de VEJA e água na garrafinha, coloque os rolamentos, sacuda, deixe um minutinho decantando, retire os rolamentos da garrafa e passe em água corrente para retirar o VEJA. Use um compressor de ar ou um secador de cabelo (com vento frio) para seca-los e lubrifique-os de imediato.
Aí, talvez, entra outra dúvida: Mas a água não vai danificar os rolamentos? Se levarmos em conta que ao usarmos álcool 42% estamos colocando os rolamentos em 58% de água, acho que não faria tanta diferença assim. O importante é secar logo os rolamentos, ao invés de deixá-los secando ao ar livre, e lubrifica-los o quanto antes.
Já ouvi falar também no uso de detergentes, no lugar do VEJA, mas esse eu nunca testei, mas o procedimento seria o mesmo.
Rolamentos limpos! Agora é hora de lubrifica-los.
Óleos finos (de pouca viscosidade) afinam mais ainda com altas temperaturas, o que os faz saírem dos rolamentos durante o uso. Em contra partida os mais viscosos (como a graxa) prendem o rolamento, fazendo-o perder velocidade. O que recomendo seria usar óleos próprios para rolamentos de skate, como o “Speed Cream” da Bones, lubrificantes da Sector 9 ou óleo SINGER, aqueles verdinhos, baratinhos e que vendem até nos supermercados ou materiais de construção. Porém, como dito, ele sai do rolamento com maior facilidade, o que demanda manutenções constantes, mas é o que ainda recomendo e faço.
Algumas pessoas usam WD-40, já li que não é bom, pois ele, além de ser um desengripante, e não lubrificante, pode agredir a coroa de nylon. Ele é bom talvez para fazer um rolamento travado voltar a rodar, mas não para lubrificar, pois não cria uma “camada” protetora nas esferas, assim como o óleo. O ideal, depois de soltar um rolamento preso, com WD-40, seria lubrifica-lo também com o óleo antes de colocá-lo nas rodinhas.
O grafite também é considerado ao se falar em lubrificação, mas não é bom para os rolamentos de skate, pois não protege contra a umidade, e ao entrar em contato com a água e outras sujeiras se transforma em uma espécie de lama, que acaba travando os rolamentos.
O método que uso é limpar os rolamentos com água, VEJA e lubrifica-los com óleo SINGER, a cada uma ou duas semanas (uma média de 2 a 4 rolês). Se o rolê for em dia de chuva recomendo limpeza imediata após chegar em casa.
Não vou falar que esse é o método correto, ou o melhor método, mas é o que uso por enquanto, e ainda continuo minhas pesquisas por um método melhor. Se você faz algo diferente e caso queira compartilhar conosco, ajudando inclusive nessas infindável pesquisa, fique à vontade e poste seu método nos comentários abaixo. Ficaremos grato por isso.
A todos um bom rolê.

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