
Esse
é um assunto que da pano pra manga, mas vamos falar um pouco sobre e abordar o
tema.
O
rolamento é uma peça essencial no skate, são eles que fazem as rodinhas rodarem
ao darmos as remadas, fazendo com que o skate se movimente. Existem vários
tipos de rolamentos, marcas e materiais diversos, assim como também a variedade
de preços entre eles, mas isso fica para outra matéria.
Durante
nossos passeios, ou “rolês”, devido a força centrífuga gerada pelo movimento
das rodinhas, os rolamentos costumam jogar para fora de seu interior o material
lubrificante que nele contem. Com isso a poeira do asfalto, ou sujeiras do
calçadão ou ainda de onde você estiver andando, acaba grudando nas rodinhas e
no próprio rolamento, que, se não forem limpos periodicamente, acabam tendo sua
vida útil diminuída drasticamente, tendo que ser trocado por estar travado,
danificado ou estourado.
Logo
que comecei a andar de skate eu não sabia muito sobre limpeza de rolamentos,
tirando somente a poeira que ficava na parte externa deles, e achava o máximo
vê-los rodando soltos e duradouramente, mas mal sabia eu que isso diminuía a vida
útil do rolamento, pois faz com que as esferas e as coroas (parte interna do
rolamento que segura as esferas), tenham um maior atrito entre si ou enferrujem
muito mais fácil por estarem sem lubrificantes. Sempre eu tinha um rolamento estourado
e tinha que substituí-lo por conta disso.
Quando
comecei a andar de longboard, alguns anos depois de ter parado de andar de
street, comecei a pesquisar mais sobre o tema, marcas, peças e etc, aliás
estava começando do zero de novo, sem nenhum conceito. Nesse meio tempo
descobri que existiam marcas de rolamentos próprias para skates, que facilitam
muito sua limpeza e lubrificação. Arrumei um rolamento desses e logo comecei
minha pesquisa para saber como limpa-los e lubrifica-los, no intuito de aumentar
sua vida útil e diminuir meus gastos.
Vamos
lá! Vou falar um pouco sobre alguns métodos que encontrei em minhas pesquisas,
assim como alguns materiais usados. Falarei sobre o método que uso, podendo ele
não ser o melhor método, dependendo do ponto de vista, mas cabe a você levar
essa pesquisa a frente e descobrir o melhor método para você.
Se
seu rolamento for blindado não tem muito o que fazer, apenas retire-o das
rodinhas e com um pedaço de papel higiênico limpe-o, tirando toda sujeira
externa do rolamento. Coloque-os nas rodinhas novamente e bom rolê.
Se
seus rolamentos forem semi blindados (parecem blindados, mas a capa de metal
que o reveste solta com a retirada de um “anel” que a prende) ou próprios para
skate (com uma capinha de borracha cobrindo-os), antes de retira-los das
rodinhas já limpe a parte externa do rolamento com um pedaço de papel
higiênico, para tirar o excesso de sujeira e óleo ali acumulado. Retire-os das
rodinhas e tire as proteções do rolamento.
Nesse
momento é importante notar se a coroa dos rolamentos é de nylon (um tipo de
plástico) ou de metal... mas em que isso importa? Em muito! De acordo com o
material da coroa de seus rolamentos vamos escolher o material para a limpeza
dos mesmos. Se a coroa for de metal você pode usar querosene para limpa-los, já
se a coroa for de nylon o querosene pode danifica-la, sendo então necessário
outro material para limpa-los.
Dentre
os materiais que encontrei para limpar rolamentos com coroas de nylon posso
citar álcool isopropílico (aqueles usados em hospitais, com concentração entre
97% e 100%), mas este é bem mais caro e difícil de achar. Fui a busca do álcool
92%, que era facilmente encontrado nos supermercados a uns anos atrás, antes do
álcool em gel, agora não mais, pois perdeu espaço para o álcool em gel, que
cheguei encontrar ate o 70%, mas que por ser em gel não nos serve. Acabei, no
começo, usando o álcool 42% (isso significa que 58% dele é água e apensas 42% álcool
puro), que pode ser encontrado com facilidade nos supermercados. O álcool é
jogado dentro de uma garrafinha, adaptada para a imersão dos rolamentos (posso
fazer um tutorial mais à frente para ensinar a fazer uma) e ali eles são
sacudidos, fazendo com que o álcool passe por dentro dos rolamentos, retirando
assim a sujeira. Após um tempo parado essa sujeira decanta (desce para o fundo)
e os rolamentos são retirados limpos da garrafa, de onde seguem para um pano
seco ou papel para terminarem de serem secos e logo após lubrificados.
Mas
porque o álcool, e porque o de maior concentração? O alcool é um material que
evapora muito rápido, não deixando o rolamento molhado por muito tempo, o que
te possibilita poder lubrifica-los logo e evitar a oxidação, que acredite se
quiserem acontece em poucos minutos (descobri de forma triste, ao perder alguns
rolamentos que travaram sem chances de reparo, e que antes de serem limpos
estavam bons).
Em
outro site li que o álcool não é tão bom, pois apesar de evaporar rápido não
retira o óleo velho dos rolamentos. O problema então seria sanado usando alguma
solução aquosa que retirasse o óleo velho, para isso foi sugerido o VEJA, o que
tem a embalagem de cor laranja, que tem ação desengordurante. Misture um pouco
de VEJA e água na garrafinha, coloque os rolamentos, sacuda, deixe um minutinho
decantando, retire os rolamentos da garrafa e passe em água corrente para retirar
o VEJA. Use um compressor de ar ou um secador de cabelo (com vento frio) para
seca-los e lubrifique-os de imediato.
Aí,
talvez, entra outra dúvida: Mas a água não vai danificar os rolamentos? Se
levarmos em conta que ao usarmos álcool 42% estamos colocando os rolamentos em
58% de água, acho que não faria tanta diferença assim. O importante é secar
logo os rolamentos, ao invés de deixá-los secando ao ar livre, e lubrifica-los
o quanto antes.
Já
ouvi falar também no uso de detergentes, no lugar do VEJA, mas esse eu nunca
testei, mas o procedimento seria o mesmo.
Rolamentos
limpos! Agora é hora de lubrifica-los.
Óleos
finos (de pouca viscosidade) afinam mais ainda com altas temperaturas, o que os
faz saírem dos rolamentos durante o uso. Em contra partida os mais viscosos
(como a graxa) prendem o rolamento, fazendo-o perder velocidade. O que
recomendo seria usar óleos próprios para rolamentos de skate, como o “Speed
Cream” da Bones, lubrificantes da Sector 9 ou óleo SINGER, aqueles verdinhos,
baratinhos e que vendem até nos supermercados ou materiais de construção.
Porém, como dito, ele sai do rolamento com maior facilidade, o que demanda
manutenções constantes, mas é o que ainda recomendo e faço.
Algumas
pessoas usam WD-40, já li que não é bom, pois ele, além de ser um desengripante,
e não lubrificante, pode agredir a coroa de nylon. Ele é bom talvez para fazer
um rolamento travado voltar a rodar, mas não para lubrificar, pois não cria uma
“camada” protetora nas esferas, assim como o óleo. O ideal, depois de soltar um
rolamento preso, com WD-40, seria lubrifica-lo também com o óleo antes de colocá-lo
nas rodinhas.
O
grafite também é considerado ao se falar em lubrificação, mas não é bom para os
rolamentos de skate, pois não protege contra a umidade, e ao entrar em contato
com a água e outras sujeiras se transforma em uma espécie de lama, que acaba
travando os rolamentos.
O
método que uso é limpar os rolamentos com água, VEJA e lubrifica-los com óleo
SINGER, a cada uma ou duas semanas (uma média de 2 a 4 rolês). Se o rolê for em
dia de chuva recomendo limpeza imediata após chegar em casa.
Não
vou falar que esse é o método correto, ou o melhor método, mas é o que uso por
enquanto, e ainda continuo minhas pesquisas por um método melhor. Se você faz
algo diferente e caso queira compartilhar conosco, ajudando inclusive nessas
infindável pesquisa, fique à vontade e poste seu método nos comentários abaixo.
Ficaremos grato por isso.
A todos um bom rolê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário